top of page
Gabriela Nanni

Pincha Mayurasana ( Postura do Pavão)

Actualizado: 27 sept 2020


Graças à sua beleza e à dificuldade de execução, a postura do Pavão está entre as posturas que sempre nos deixam boquiabertos. Para realizar Pincha Mayurasana, o alicerce da sua prática de yoga deve estar bem solidificado: abertura de ombros e do peito bem como o fortalecimento da cintura escapular são requisitos necessários para se chegar até ela.

Além disso, força, controle e leveza são atributos essenciais e que devem ser dosados para encarar a postura do pavão da forma adequada. Não devemos ter pressa: muita força, sem leveza e flexibilidade, não nos tornará mais leves; com muita flexibilidade, sem a força adequada, não conseguiremos manter a postura e ainda corremos o risco de nos lesionarmos.

Ao realizarmos a postura do pavão, desfrutamos de uma deliciosa sensação de controle corporal.

As inversões são as posturas de yoga que mais trazem benefícios. Além dos benefícios físicos, ao praticá-las com regularidade, nos recarregamos de energia e nos mantemos mais focados:

  • Fortalecimento da cintura escapular: Pincha Mayurasana é conhecida por sua capacidade de fortalecer os ombros e a musculatura da parte superior da coluna , os quais, quando alinhados e bem direcionados, podem ser tornar uma base forte de apoio;

  • Equilíbrio: Para se manter elevado e em equilíbrio, somos desafiados a manter o foco e a concentração, afim de ativar inclusive os músculos mais minúsculos do nosso corpo.

  • Efeito tranquilizante: ficar de ponta cabeça é uma ótima forma de aliviar o stress e combater a depressão. Ao trazer sangue fresco para o cérebro a mente se revigora e distribui essa energia para todo corpo. A atenção plena, necessária para se manter em equilíbrio de ponta cabeça, não deixa espaço para aqueles pensamentos que tiram nossa paz diariamente;

  • Reforço da parte lateral do torso: Picha Mayurasana exige muita tonificação muscular na área externa do tronco. Os músculos que atravessam as costelas em zigue- zague, como o músculo serratus, devem ser ativados em Pincha. Esses músculos ajudam a nos mantermos elevados e com a escapula estabilizada;

  • Alongamento: principalmente nas variações com extensão da coluna, essa postura alonga todo plano frontal do corpo, incluindo as coxas, quadris, barriga e peito.

  • Foco: Pincha exige foco e concentração, sem os quais é impossível manter o equilíbrio. Perder o foco, nem que seja por uma fração de segundos, te faria despencar.

  • Fortalecimento dos Braços: tríceps, deltóide e músculos menores do braço são altamente fortalecidos nessa postura; porém, é o antebraço que mais se fortalece (juntamente com os pulsos), já que são eles que fornecem a base de suporte para o peso do corpo.

A prática de asanas nos proporciona ferramentas para vivermos de maneira mais serena e tranquila. Como não poderia deixar de ser, já que estamos falando de uma postura psicofísica, para além dos benefícios físicos, podemos aproximar todos esses benefícios alcançados no tapetinho àquilo que a postura pode nos ensinar para ser usado fora dele, nas diferentes situações de vida.

As invertidas são normalmente aconselhadas para aqueles que precisam melhorar a confiança na vida e a autoestima. A mudança de perspectiva que essa postura proporciona é espetacular, pois nos permite enxergar o mundo literalmente – assim como nossos problemas – sob outra perspectiva.

O foco requerido para executar a postura é o mesmo que nos é exigido diariamente, para não nos perdemos em nossas escolhas e ações.

Também, ao nos tranquilizarmos em Pincha Mayurasana, aprendemos a recuar diante das turbulências da vida, nos tornando aptos a enfrentá-las com mais serenidade.

Para se ter equilíbrio, temos que, diariamente, com muito jogo de cintura, dosar força, esforço, controle, leveza, naturalidade e desapego. Ao se equilibrar na postura, nos preparamos para a corda bamba da vida. Além disso, é fundamental termos confiança em nossas decisões e em nossa vontade de progredir, com naturalidade; porém, devemos ter sempre uma atitude de desapego em relação aos resultados de nossas ações para não nos frustrarmos.

Para finalizar, gostaria de lembrar o trabalho energético realizado em Pincha Mayurasana, graças à conscientização do movimento dos diferentes pranavayus.

Em Pincha Mayrasana, assim como em todas as invertidas, ativamos principalmente Udana Vayu, e assim nos movermos para o alto com mais leveza. Ao ativar conscientemente também Prana Vayu ou Vyana Vayu na variação de Pincha Mayurasana com extensão da coluna, além de protegemos a lombar, podemos alcançar maior alongamento da região torácica.

Udana Vayu se situa na garganta e flui em círculos em volta do pescoço e da cabeça e regula a distribuição da energia nessa região. No plano sutil, regula os movimentos de transformação positiva e evolução. Governa a palavra, a auto-expressividade e o crescimento e tem por função nos manter de pé. Prana Vayu circula na região torácica, entre o umbigo e a garganta. Ao nos mover para frente, seu papel é colocar as coisas em movimento. Vyana Vayu, que circula do coração e dos pulmões em direção a troncos e membros, é responsável por controlar nossos sentimentos e pensamentos, administrando inclusive nossa força de vontade.

* Esta postura é contra-indicada em casos de lesão nos ombros ou na coluna, enxaquecas, hipertensão, primeiros dias de menstruação, descolamento da retina ou glaucoma.

Preparação para Pincha Mayurasana

LET’S YUJ


1268 visualizaciones0 comentarios

Entradas recientes

Ver todo
bottom of page